Skip to main content

Asilo São Vicente: 103 anos fazendo história

Situado em uma área de três mil metros quadrados, o Asilo São Vicente de Paulo completou, no último dia 15 de maio, 103 anos de fundação. À frente da instituição, a presidente Eva Marlene Oliveira lembra que atualmente 94 idosos estão alojados no asilo, sendo que 44 têm algum tipo de deficiência física, sendo necessário o uso de fraldas geriátricas.

A dirigente revela que 70% dos idosos foram abandonados pelas famílias e acolhidos pelo Asilo, referência em todo Norte de Minas. Atualmente, atende 30 cidades da região e mesmo de outros estados, como Rio Grande do Norte e Bahia.

Todos os assistidos pelo asilo recebem tratamento médico e assistência social (foto: Wilson Medeiros)

Eva Marlene salienta que antes de alojado, o idoso passa por uma criteriosa sindicância e, se confirmado que a família não tem condições de cuidar, passa a fazer parte do Asilo São Vicente de Paulo.

Os profissionais que atuam no Asilo são preparados de modo a humanizar ao máximo o atendimento. É que alguns internos nunca tiveram a visita dos familiares, vinculo que é suprido pela dedicação dos seus 44 funcionários.

Neste século de história, o Asilo São Vicente de Paulo tem sobrevivido através de doações, que podem ser feitas através dos telefones 3212-1090, 3214-1244 e 3221-3070. A situação financeira da entidade só não é mais crítica porque dívida de R$ 200 mil foi quitada com a venda de um imóvel em Belo Horizonte, que constava no testamento de uma senhora já falecida, que autorizou o repasse dos recursos em favor dos velhinhos.

Fonte: Jornal O Norte.