Gestão à vista

Administração técnica e transparente é fundamental para o sucesso do Lar Betânia.

O Asilo São Vicente de Paulo – Lar Betânia, fundado em 1904, presta assistência atualmente a 105 idosos, com atendimento integral, 24 horas por dia. Para dar conta da demanda existente, o lar conta com uma equipe médica multiprofissional (com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, dentista, nutricionista e educadora física) e uma grande estrutura física, com cinco pavilhões – todos com refeitório, quartos com banheiro individualizado e área externa.

Edimilson Magalhães, gestor administrativo e financeiro.

Edimilson Magalhães, gestor administrativo e financeiro.

Mas, tanta organização só foi possível graças ao compromisso da administração em fazer do Lar Betânia um local de referência. Com transparência e focando sempre o bem estar de seus assistidos, em pouco tempo o asilo se transformou; para melhor servir a quem precisa. “Chegamos à instituição em 2006 e pegamos um débito superior a R$ 200 mil. A credibilidade da instituição na sociedade estava muito ruim. Víamos a possibilidade de fechar e transferir os nossos idosos para outros asilos regionais. Foi feito um trabalho, uma mudança de mentalidade. Fizemos um choque de moralidade e controle”, afirma o gestor administrativo e financeiro, Edimilson Magalhães.

Gestão à Vista

A nova metodologia de gestão, através da transparência e organização das ações, tomou como principio iniciativas administrativas realizadas por grandes empresas. “O nosso sistema administrativo atual é espelhado em empresas de grande sucesso. Dessa forma conseguimos organizar nossa instituição, ter sucesso, credibilidade e mais qualidade”, comenta Edmilson.

O gestor administrativo relata que em pouco tempo, a triste situação vivenciada pelo asilo sofreu uma positiva mudança. Dívidas sanadas, documentação legalizada em todas as esferas jurídicas e de fiscalização, e a volta da credibilidade. “Essa nossa mentalidade fez com que os parceiros se reaproximassem do Lar Betânia. A comunidade voltou a acreditar na instituição. Hoje somos referência em Minas Gerais e no Brasil”, graças ao espírito solidário e de partilha da sociedade Montesclarense, destaca.

Através de um controle rígido, transparência e organização das ações, foi montado um plano de ação de curto, médio e longo prazo, tomando como princípio modelos de administração de grandes empresas por onde Edmilson Magalhães passou. Com o processo de organização administrativa, logo vieram as mudanças. Hoje o asilo possui muro – protegendo idosos e funcionários, evitando assim ações de vândalos, todos os pavilhões foram reformados e um novo já está em fase de construção, que irá abrigar e levar assistência de qualidade a mais idosos. Conta com uma equipe de atendimento 24 horas por dia, uma rede solidária de médicos e laboratórios parceiros, o que contribuiu para a redução da mortalidade em aproximadamente 50%, nos últimos dois anos. E trabalhar no Lar Betânia continua sendo uma grande alegria, com todos os funcionários com curso de cuidador do idoso, relação interpessoal, situação regularizada junto aos órgãos trabalhistas e recebendo o pagamento em dia.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>