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Relatório da Administração – Exercício 2011 e 2012

ASILO SÃO VICENTE DE PAULO – LAR BETÂNIA

A diretoria do Asilo São Vicente de Paulo – Lar Betânia de Montes Claros, fiel ao compromisso com a transparência e com o zelo pelos interesses maiores da SSVP, objetivando prestar contas da sua gestão, apresenta o presente relatório com o registro das atividades desenvolvidas na obra unida.

  1. O mandato da atual gestão teve início em 29/06/2010.
  2. A diretoria planejou, realizou e mantém em execução as seguintes metas:
    • Construção de muro na área em torno das dependências do Lar Betânia, perfazendo extensão de 1.600 metros, compreendendo a construção e decoração da fachada da entrada principal.
    • Reforma nos cinco pavilhões, envolvendo: Troca de Pisos, revestimentos em cerâmica das paredes, pintura, trocas de portas em madeira, reformas e confecção de camas, etc.
    • Colocação de forro em PVC na Capela e lavanderia e reforma da pintura.
    • Instalação do sistema de segurança com câmeras monitorando a área do Asilo.
    • Melhoria do desempenho e aparelhamento do telemarketing.
    • Contratação e instalação do sistema informatizado de controle de estoques.
    • Troca do veículo VW Gol ano 2009 por novo ano 2012- tendo em vista estar o antigo já bastante desgastado.
    • Construção do sexto pavilhão, iniciada em outubro de 2011, com 446 m², com capacidade de acolher até 40 internos.
    • Instalação do aquecimento solar de água doado pela CEMIG.

     

  3. Os investimentos em obras, equipamentos e bens exigiram a aplicação de recursos conforme a seguir descritos:
    EDIFICAÇÕES E AQUISIÇÃO DE BENS
    CONSTRUÇÃO DO MURO, DA ENTRADA PRINCIPAL
    E REFORMA DOS PAVILHÕES
    318.162,00
    FORRO E REFORMA CAPELA 7.900,00
    SISTEMA DE SEGURANAÇA POR CÂMERAS 9.370,00
    SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUES 1.040,00
    AQUISIÇÃO VEÍCULO VW GOL 32.000,00
    CONSTRUÇÃO DO 6º PAVILHÃO 223.059,00
    AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA 127.605,60
    SOMA 719.136,60
    DOAÇÕES ESPECÍFICAS RECEBIDAS 218.609,60
    RECURSOS PRÓPRIOS DA OBRA UNIDA 500.527,00

     

  4. O aparelhamento e adequação do pessoal utilizado no Telemarketing permitiram a esta vital atividade experimentar expressiva evolução na sua arrecadação, conforme demonstrado:
    2009 2010 2011
    Média/Mês R$ 25.900,00 R$ 32.700,00 R$ 47.700,00

     

  5.  O patrimônio social apresenta evolução conforme a seguir demonstrado:
    BALANÇO PATRIMONIAL EM:
    31.12.2011
    31.12.2010
    ATIVO  1.105.734,26  644.352,50
    CIRCULANTE  267.638,03  143.195,97
    Disponibilidades 127.505,44  137.527,97
    Créditos a Receber  5.430,90  5.668,00
    Estoques 134.701,69
    NÃO CIRCULANTE  838.096,23  501.156,53
    IMOBILIZADO 838.096,23 501.156,53
    Móveis e Utensílios, Máquinas Equipamentos 246.754,87  110.238,27
    Edificações 516.356,49  321.301,33
    Veículos 101.487,21  95.990,40
    (-) Depreciações Acumuladas ( 26.502,34) ( 26.373,47)
    PASSIVO 1.105.734,26 644.352,50
    CIRCULANTE 41.221,31 80.017,31
    Encargos Sociais, Fiscais e Trabalhistas 22.618,53 9.477,12
    Cheque a Compensar 18.602,78 8.040,19
    Fornecedores 62.500,00
    PATRIMÔNIO SOCIAL 1.064.512,95 564.335,19
    PATRIMÔNIO SOCIAL 1.064.512,95 564.335,19
    DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO 31.12.2011 31.12.2010
    RECEITAS OPERACIONAIS 2.029.821,87 1.373.897,43
    Contribuições 622.467,31 556.990,56
    Doações Telemarketing 572.810,02 394.496,10
    Doações Especiais 498.669,69 161.582,06
    Subvenção INSS 196.235,47 143.689,28
    Subvenção FNAS 79.013,18 59.922,34
    Subvenção CEMIG 8.353,10 9.959,17
    Alugueis 46.292,30 41.996,00
    Financeiras 5.980,80 5.261,92
    DEPESAS OPERACIONAIS 1.529.644,11 1.219.381,03
    Despesas c/ Internos/Albergados 1.232.395,55 954.135,54
    Despesas Administrativas 90.860,02 114.929,12
    Isenção INSS Patronal 196.235,47 143.689,28
    Despesas Tributárias 9.770,74 6.219,80
    Despesas Financeiras 382,33 407,29
    RESULTADO DO EXERCÍCIO 500.177,76 154.516,40
    Superávit do Exercício 500.177,76 154.516,40

     

  6. O substancial crescimento da receita tornou possível a elevação do número de internos conforme se registra a seguir:
    2009 2010 2011 ATUAL
    86 91 97 107

     

  7. Por sua vez, a elevação do número de internos reflete diretamente e justifica o crescimento das despesas conforme se constata na apuração do resultado supra.
  8. Os dispêndios planejados em nutrição, cuidados médicos e odontológicos, higiene, medicamentos, etc., proporcionam melhor qualidade de vida aos idosos, trazendo reflexos diretos no decréscimo do número de internações hospitalares por problemas de saúde que naturalmente acometem pessoas nas condições dos albergados.
  9. Foi implantado em 2011 o sistema informatizado de controle de estoques, com o qual é possível registrar as entradas e saídas dos produtos, no ato da ocorrência, inclusive medicamentos, permitindo acompanhar e administrar com segurança toda a movimentação das mercadorias estocadas.
  10. No primeiro trimestre de 2012, foi adquirida uma moderna ambulância, aparelhada e adequada ao transporte de urgência de idosos para hospitais e atendimento médico externo. Esta aquisição foi possível graças à doação da Secretaria de Estado de Saúde MG, através de emenda parlamentar, em atendimento às reivindicações do gestor Edmilson Magalhães junto àquela Secretaria Estadual.
    Valor do bem: 49.000,00 | Pago com verba doada: 30.000,00 | Valor pago pelo Asilo: 19.000,00.
  11. Menciona-se aqui a destacada atuação do gestor Edmilson Magalhães, que, com competência e afinco administra a obra unida, conseguindo extrair do corpo funcional, de forma harmoniosa, o melhor desempenho nos trabalhos. Além disso, emprega seu carisma e influência na obtenção de recursos junto às mais variadas fontes, fazendo crescer o número de parceiros apoiadores, vitais ao desenvolvimento do Asilo.
  12. O decisivo apoio da sociedade montes-clarense, do Rotary Clube Montes Claros Leste, da CEMIG, do Deputado e Secretário de Estado Gil Pereira, da Cervantes Distribuidora de Bebida na pessoa dos seus diretores Mariela e Jaime, da Padaria Montes Claros, na pessoa do  empresário Gilson Rodrigues de Pinho,  dos doadores no Telemarketing, permitiram à administração concluir com êxito os objetivos até aqui empreendidos e permitirão prosseguir na realização das metas planejadas e em execução. Nossos maiores agradecimentos a todos os colaboradores, que, manifestando confiança e respeito à administração, mantiveram apoio irrestrito ao trabalho desenvolvido.

A diretoria permanece à disposição de todos para prestar quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários sobre a administração da obra unida em todos os seus aspectos.

Joaquim Cândido da Silva – Presidente
Fidélis Oliveira Guedes – Tesoureiro