Skip to main content

Congresso em Montes Claros discute longevidade e qualidade de vida

Palestras falarão sobre hábitos do cotidiano que melhoram o modo de viver.
Expectativa de vida atual no Brasil é de 74 anos.

Dona Maria Luiza esbanja saúde aos 99 anos (Foto: Henrique Corrêa/G1)

Dona Maria Luiza esbanja saúde aos 99 anos (Foto: Henrique Corrêa/G1)

Vivendo cada vez mais, assim está a população brasileira. A expectativa de vida no país está em 74 anos, segundo dados do IBGE. A população vem ficando mais velha e busca qualidade de vida. Esse é o assunto do 1º Congresso de Saúde e Temperança promovido pela Missão Mineira Norte e Igreja Adventista Central de Montes Claros. O evento acontecerá entre os dias 1 e 8 de junho em Montes Claros (MG).

Dona Maria Luiza Leite vem superando as expectativas. Ela completará 100 anos no dia 18 de agosto de 2013. A senhora, que teve 10 filhos, ficou viúva em 2000 e ainda vive cheia de vitalidade. “Eu cheguei nessa idade porque desejei o bem a todos. Quem vive com Deus consegue”, revela a aposentada o segredo para chegar a essa idade.

Ruth voltou a trabalhar aos 55 anos e hoje dá aulas de corte e costura (Foto: Henrique Corrêa/G1)

Ruth voltou a trabalhar aos 55 anos e hoje dá aulas
de corte e costura (Foto: Henrique Corrêa/G1)

A quase centenária tem ainda 30 netos e 55 bisnetos e se orgulha da saúde. “Não tenho doenças e nem preciso usar óculos”, conta. A simpática senhora revela ainda que até o ano passado fazia bordados. “Ela quis parar por estar cansada, sabe fazer e não precisa de ajuda”, conta a filha Maria da Conceição. A aposentada é uma pessoa independente, segundo as filhas, ela telefona para todos os filhos, sem a ajuda de ninguém.

Viver muito e com força para as atividades da casa é uma realidade para a família. As filhas da aposentada ainda trabalham e são dedicadas e empenhadas nos projetos. A professora Ruth Araújo está com 78 anos e atua ensinando a arte de costurar. “Sou aposentada, mas para completar a renda voltei a trabalhar aos 55 anos”, conta a empresária que abriu há um ano seu próprio negócio.

Palestras sobre longevidade

A partir deste sábado (1), o médico clínico geral Silmar Castro estará em Montes Claros para palestrar sobre temas ligados a vitalidade e longevidade no 1º Congresso de Saúde e Temperança.

Brasileiro, Silmar atua agora nos Estados unidos. O médico é membro do conselho de nutrição, atividade física e metabolismo da Associação Americana do Coração. As palestras serão realizadas na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central, que fica na rua Antônio Rodrigues, nº330, no bairro São José. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no próprio local. Ao final do seminário, os participantes receberão um certificado.

Veja a programação:

– Sábabo (1)
9h: “O sábado (descanso) na genética dos seres vivos”
17h: “Enfermidade e desgaste biológico”

– Domingo (2)
19h30: “Trato digestório: fonte de saúde ou doenças”

– Segunda-feira (3)
19h30: “Alimentos refinados e a saúde física e mental”

-Terça-feira (4)
19h30: “Água e a longa vida”

– Quarta-feira (05)
19h30: “Os aditivos químicos dos alimentos e sua saúde”

– Quinta-feira (6)
19h30: “Os alimentos de origem animal”

– Sexta-feira (7)
15h: “Saúde e longevidade no século XXI”;
19h30: “Princípios fundamentais de saúde mental”

– Sábado (8)
14h: “Programa de revitalização física e mental em 13 semanas”

Fonte: G1 | Grande Minas – InterTV 1º Edição