Skip to main content

Projeto da Prefeitura promove qualidade de vida para os idosos de Montes Claros

Dignidade e qualidade de vida para os idosos. É buscando atingir estes objetivos, tão importantes para aqueles que por tantos anos contribuíram (e ainda contribuem) para a nossa sociedade, que a Prefeitura de Montes Claros criou, através de uma iniciativa da Coordenadoria Municipal do Idoso e do Gabinete do Prefeito, o Projeto Idoso Cidadão.

Funcionando através de parceria entre as secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura, o projeto começou a ser implantado no mês de setembro, oferecendo atividades esportivas, recreativas, educativas, culturais e de assistência social para a população com mais de 60 anos. O objetivo do Idoso Cidadão é garantir os direitos e uma qualidade de vida melhor para os idosos, através de grupos da terceira idade que estão sendo criados pelo município, tendo as Unidades de Saúde como referência.

A chefe de gabinete do prefeito de Montes Claros, Raquel Muniz, falando sobre o projeto, conta que sua preocupação com a população idosa já vem de algum tempo, de quando ainda atuava como médica geriatra. “É uma população que está crescendo muito. As pessoas estão vivendo mais, e é preciso viver com qualidade de vida”, destacou.

Cibelly Freire Diniz, responsável pela Coordenadoria do Idoso de Montes Claros, afirma que está satisfeita com a implantação do projeto, “sabendo que é um trabalho diferenciado para a população”.

Para Edilene Oliveira, que atua na Coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, “é um projeto inovador. A proposta é trabalhar com planejamento, viabilizando em todas as unidades a assistência ao idoso, de forma acolhedora e humanizada, oferecendo práticas integrativas que unem saúde, lazer e recreação. É uma forma simples de resgatar a cidadania”.

Para Maristela Pereira Gonçalves, gerente da UBS do bairro Esplanada, assistir à criação do Idoso Cidadão tem um sabor especial. Afinal, foi inspirado principalmente no trabalho desenvolvido pelos grupos de terceira idade “De Bem Com A Vida” (fundado por ela há 17 anos no Esplanada) e “Idoso do Futuro” (criado pela técnica de enfermagem Rosângela Soares, na Unidade de Saúde do Planalto, há 5 anos) que o projeto foi desenvolvido. “Para mim é uma satisfação ver que meu trabalho está gerando frutos”, resumiu.

Entre os dias 5 e 22 de dezembro o Idoso Cidadão promoveu diversas atividades de confraternização entre os grupos de terceira idade do município.

Fonte: Ascom | Prefeitura Municipal de Montes Claros