Skip to main content

Arcebispo emérito de Montes Claros morre aos 83 anos

Faleceu, na manhã de hoje (14 de maio), por falência múltipla de órgãos o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Montes Claros, DOM GERALDO MAJELA DE CASTRO.

Reportagem: G1 – Grande Minas | MGTV InterTV 1º Edição

Filho de Eunápio Raymundo de Castro e Ana Batista de Castro, Dom Geraldo Majela de Castro nasceu em Montes Claros no dia 24 de junho de 1930. Primeiro de uma prole de nove filhos, foi batizado no dia 23 de julho de 1930 com o nome de João José de Castro. Ingressou na Ordem Premonstratense e adotou o nome religioso de Geraldo Majela. Foi ordenado padre no dia 8 de dezembro de 1953 e sagrado Bispo no dia 8 de setembro de 1982 na Matriz de Nossa Senhora e São José.

Em seu ministério episcopal atuou primeiro como coadjutor de Dom José Alves Trindade, Bispo Emérito morto no início de 2005, e depois, a partir de primeiro de junho de 1988, como Bispo titular desta Igreja Particular. Seu lema é Ite et vos – “Ide vós também para a minha vinha”.

No dia 29 de junho de 2001, Dom Geraldo Majela foi nomeado pelo Papa João Paulo II primeiro Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Montes Claros, a 39ª do país, que elevou a Diocese de Montes Claros à condição de Arquidiocese ou Sede Metropolitana. Teve como antecessores Dom João Antônio Pimenta (primeiro Bispo), Dom Aristides Porto, Dom Antônio Morais, Dom Luiz Victor Sartori e Dom José Alves Trindade. Em 2005 comemorou 75 anos de vida.

No dia 7 de fevereiro de 2007 tornou-se arcebispo emérito de Montes Claros, com a aceitação pelo Papa Bento XVI de seu pedido de renúncia, feito em meados de 2005, quando completou 75 anos, idade-limite fixada no Código de Direito Canônico para que o episcopado renuncie.

As celebrações exequiais acontecerão a partir da 12:00hs no Priorado Premonstratense até as 17:00hs. Este horário, o corpo seguirá para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José e dali sairá para a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida às 23:00hs, onde continuará sendo velado, com celebração da santa missa de hora em hora. Às 9:00hs, de sexta-feira (15/05) acontecerá na Catedral a Celebração da Missa de Corpo Presente e logo após o sepultamento na Cripta, onde outros Bispos de Montes Claros estão enterrados.

Elevemos ao Pai das Misericórdias nossa súplica filial para que Dom Geraldo seja acolhido, pelos anjos e santos, no festim da eternidade, pelas mãos da Virgem de Fátima.

Que ele ouça dos lábios do Cristo, Pastor dos pastores, o convite: vem, servo bom e fiel, e entra na alegria de teu Senhor. (Mt 25,23)

Fonte: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida Montes Claros