Skip to main content

Idosos do Asilo São Vicente de Paulo visitam a Expomontes

Fazer um passeio é uma das opções para descontrair e foi o programa de alguns idosos do Asilo São Vicente de Paulo, que visitaram o Parque de Exposições João Alencar Athayde, na última segunda-feira (6). A atividade durante a Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes) é realizada há mais de 15 anos e propõe um entretenimento aos mais velhos, que são recebidos pela Sociedade Rural. Dona Maria Pereira fez parte do grupo de 10 idosos que percorreram vários locais da mostra agropecuária. Essa foi primeira vez dela, que é natural da Bahia.

“Estou feliz de vir aqui. É tão bom passear e ver os animais”, conta. Ao percorrer os pavilhões, ela acariciou os bois e gostou da experiência. “É bom andar por aqui. Os animais são tão tranqüilos”, ressaltou Dona Maria. Gerente administrativo do Asilo, Ênio Pereira destaca que essa integração dos idosos é importante para melhorar a experiência deles e até ajudar na integração entre o grupo. “Essas visitas são parte do nosso calendário. Gostamos de trazer eles aqui até por alguns terem morado na zona rural e trabalharem lá. Isso traz boas lembranças para eles”, afirma.

Este é o caso da Dona Helena Barbosa, moradora do asilo. Ela foi uma trabalhadora rural e há quatro anos participa dessa atividade. “Isso é muito bom. Lembro do meu tempo na roça”. Quem acompanhou a visita viu também à preocupação dos idosos uns com os outros. Eles demonstravam estar atentos por onde cada um deles passava. Alguns caminhavam de mãos dadas pelo espaço, junto com os responsáveis pela casa. Além dos animais, os idosos foram até a Feira de Agricultura Familiar. No lugar, a dona Maria da Luz Silva logo teve sua atenção puxada para uma barraca com artesanato.

“Ela costura muito bem. A Da Luz, que tem o apelido de Paula, faz roupas pra bonecas. Ela tem um grande talento”, destaca o Ênio Pereira. A senhora ficou encantada com as tiaras e faixas que estavam na bancada. Depois de percorrer um pouco pelo Parque, os idosos se confraternizaram com um lanche dentro da Feira de Agricultura Familiar. Diretora social, Idalina Almeida foi a responsável pela recepção. “Organizar o lanche deles é gratificante. A Expomontes cumpre seu papel social acolhendo os assistidos do Asilo”, descreve.

Presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto falou, com carinho, da emoção em receber os idosos na festa do campo. “É para a terceira idade que todos vamos. É este o nosso caminho. Recebê-los aqui é uma maneira de levar alegria a eles. A instituição é parceira do Asilo e faz questão de atender a todos, sempre”, encerrou. A Expomontes terá continuidade nesta quinta-feira (9/7), com mais um leque de realizações e atividades em todas as dependências do Parque de Exposições João Alencar Athayde.

Fonte: JN Notícias