Skip to main content

Idosos começam semana com atividades físicas

A Semana do Idoso começou ontem, em Montes Claros, com atividades físicas no bairro Delfino Magalhães, onde o Conselho Regional de Assistencia Social reuniu as mulheres inscritas naquela parte da cidade para uma palestra e várias atividades. No bairro, a Semana do Idoso ocorreu simultaneamente com o Dia das Crianças. A assistente social Iara Gonçalves da Silva salienta que o Programa de Atenção Integrada a Familia (PIAF) buscou reunir no mesmo espaço as atividades físicas, reunindo esses dois segmentos sociais de Montes Claros. Ontem a tarde foi aberta oficialmente a Semana do Idoso, organizada pelo Conselho Municipal do Idoso. O evento sempre ocorre na ultima semana de setembro, mas por causa das eleições, foi adiada.

A médica Monique Rocha de Carvalho, que atua no Delfino Magalhães, ficou responsável pela palestra sobre a importância do envelhecimento saudável, quando orientou ao grupo da Terceira Idade sobre a importância de realizar atividades físicas e uma alimentação correta, como forma de enfrentar os problemas comuns nessa fase da vida. Ela destaca que a pessoa ficar idosa é um processo natural da vida e por isso, deve-se preparar para o que vem pela frente. No Grande Delfino Magalhães ela constatou uma grande quantidade de diabéticos e hipertensos, em fatores que não tem qualquer explicação especifica.

A dona de casa Solange Pereira de Brito, 44 anos, reside no bairro Alto da Boa Vista e tem diabetes, tomando insulina e medicamentos. Ela herdou a doença dos seus pais, Antonio e Zulma Pereira de Brito e já repassou para sua filha, Jéssica, de 16 anos, que já está grávida e apresentou a glicose acima da media recomendável. Solange reclama da vida sedentária que tem, pois sequer faz caminhadas como tratamento. Somente duas vezes por semana que sai da sua casa para visitar os pais, que residem a dois quilômetros.

Fonte: Gazeta Norte Mineira