Skip to main content

Sesc de Montes Claros oferece curso gratuito de cuidador de idosos

O Sesc Montes Claros está com as inscrições abertas para o curso gratuito de Iniciação para Cuidadores de Idosos. O cadastro pode ser feito até esta quinta-feira (24), na Central de Atendimento da unidade, que fica na Rua Viúva Francisco Ribeiro, 200, no centro. O horário é das8h às 18h. Segundo a analista de Serviços Sociais do Sesc, Priscylla Ramos Ruas, a entidade busca capacitar cada vez mais pessoas que tenham interesse em cuidar de idosos.

O curso é importante porque dá a elas o conhecimento da realidade da pessoa idosa e também orientações de profissionais da área da saúde, como enfermeiros, educadores físicos, assistentes sociais, dentistas, psicólogos e nutricionistas – esclarece.

Celina Dornato é enfermeira em Montes Claros, mas fez o curso há dois anos, quando estava na capital mineira. Ela conta que foi muito proveitoso e importante na sua vida.

– Eu sempre gostei de visitar os asilos da cidade e foi ai que surgiu este desejo pelo curso. Depois de fazê-lo, tive a grata oportunidade de cuidar de dona Telma, da qual tenho muita estima. O curso vai muito além do zelo para com o idoso, mas desperta em nós mais amor para quem já alcançou a fase que costumo chamar de experiência nata – relata a enfermeira.

CURSO
Do dia 28 de novembro a 13 de dezembro os alunos vão ter a oportunidade de enriquecer os conhecimentos e de se prepararem para atender os idosos de forma mais adequada.

– Ao todo, estão sendo ofertadas 35 vagas para pessoas entre 18 e 55 anos, que sejam alfabetizadas – explica Priscylla.

A analista informou ainda que as aulas vão ser ministradas das 13h30 às 17h30, no Sesc. Os participantes terão acesso a conteúdo teórico e prático.

– A vivência prática será na Instituição Feminina de Longa Permanência Lar das Velhinhas – informa Priscylla Ruas.

MERCADO
Dados do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a expectativa de vida média dos brasileiros subiu para 75 anos e dois meses, em 2014. São três meses e 18 dias a mais em relação ao ano anterior. Ainda de acordo com o estudo, Minas Gerais está em sexto lugar no ranking do país: 76,7 anos.

Desde janeiro de 2014, a capacitação para cuidador é amparada pela Lei Estadual 21.155, com objetivo de fortalecer e ampliar a atividade em Minas Gerais. E, além disso, com a estimativa de longevidade de vida do brasileiro e com o aumento do número de idosos, a procura por pessoas qualificadas na área aumenta.

Fonte: onorte.net