Skip to main content

Prioridade às políticas públicas para idosos

A administração municipal vai priorizar as políticas públicas voltadas para os idosos em Montes Claros, ao longo dos quatro anos de mandato. A determinação expressa do prefeito Humberto Souto, do PPS, foi externada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, ex-vereador Aurindo Ribeiro, nessa segunda-feira pela manhã, ao participar da aula inaugural do curso de informática para os idosos, ministrado pela Coordenadora Municipal do Idoso, ligada à pasta, que tem à frente a assistente social Cibely Freire Diniz Oliveira. O evento, que aconteceu no Plenário da sede própria da Câmara Municipal contou com a participação de número expressivo de pessoas, que encheram o espaço físico.

Ao se manifestar da tribuna, na condição de secretário e representante do prefeito, Aurindo Ribeiro deixou claro que todas as secretarias receberam determinação, desde o início do mandato, para dispensarem tratamento especial aos idosos. Ele não tem dúvida que, nesta administração, os idosos terão efetivamente voz e vez. Isto significa que, ao longo dos quatro anos, serão postas em prática, no cotidiano, ações em todas as pastas, que beneficiem este público alvo e contribua de forma concreta para melhorar sua qualidade de vida.

“Os idosos terão atenção especial nesta administração. Foi uma determinação expressa do prefeito Humberto Souto a todos os secretários. Vamos pôr em prática, ao longo dos quatro anos de mandato, políticas públicas que agreguem valor efetivo à qualidade de vida destas pessoas”, sustenta Aurindo Ribeiro. Lembra que ao longo de três mandatos à Câmara Municipal, defendeu os interesses dos idosos ao elaborar políticas públicas que os beneficiam sobremaneira e refletem no nível de vida deles. Ele se recorda que foi autor do projeto de lei que criou o Conselho Municipal do Idoso, entidade com papel relevante na defesa dos interesses dos idosos.

Diretora de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cida Andrade disse estar satisfeita com a missão que lhe foi confiada pelo prefeito Humberto Souto, de buscar, junto com os colegas de pasta, alternativas para resolver problemas sociais na cidade. Segundo ela, o trabalho se inicia da melhor forma com a aula inaugural do curso de informática para os idosos, que será ministrado pela Coordenadoria do Idoso. Ela se colocou à disposição para somar forças, no sentido de que as ações da pasta alcancem efetivamente seus objetivos.

Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Maria Neta deixou claro que o trabalho em favor dos idosos, realizado através de parcerias, vem surtindo efeito através da Coordenadoria do Idoso e da entidade em que está à frente. Ela retroagiu no tempo ao lembrar a contribuição que o hoje secretário Aurindo Ribeiro deu enquanto vereador à Câmara Municipal, no cumprimento dos mandatos, em que elaborou políticas públicas da maior relevância, que beneficiam os idosos até os dias de hoje.

IMPORTÂNCIA DO APOIO

Primeira a se manifestar na aula inaugural do curso de informática, a assistente social Cibely Freire Diniz Oliveira, titular da Coordenadoria do Idoso, externou a satisfação em dar sequência ao trabalho, iniciado há anos e que apresenta resultados altamente significativos. Ela manifestou a confiança de que este trabalho será potencializado nos quatro anos de administração do prefeito Humberto Souto, do PPS, que não deixa dúvidas de que os idosos receberão a atenção especial de que merecem e necessitam.

Segundo ela, esse apoio mais concreto da administração que se inicia é fundamental para se criar novas perspectivas e se ampliar os horizontes, visando a desenvolver novas ações que atendam às necessidades deste público alvo. De acordo com a coordenadora, o trabalho vem sendo feito da melhor forma, devido à competência e o compromisso da equipe da Coordenadoria, que não mede esforços para superar eventuais dificuldades que se apresentam no cotidiano em prol da verdadeira causa dos idosos.

Ela destaca, ainda, o interesse e a disposição para o trabalho do secretário Aurindo Ribeiro, um dos defensores das causas dos idosos ao longo dos anos, desde quando vereador à Câmara Municipal. “Não tenho nenhuma dúvida de que vamos avançar e muito, nas políticas voltadas para os idosos na administração do prefeito Humberto Souto, que vai fazer realmente a diferença, ao dispensar tratamento que eles precisam. E merecem, porque cada um ao seu modo e seu tempo deu e continua dando sua valiosa parcela de colaboração para a construção do desenvolvimento de Montes Claros” sustenta. Ela também fez referências ao apoio concreto que a Coordenadoria sempre recebeu do deputado Carlos Pimenta, do PDT, dando-lhe o devido suporte para continuar a missão de executar políticas públicas voltadas para este público. “Agradeço ao deputado Carlos Pimenta pelo muito que fez e que, com certeza ainda fará pelos nossos idosos. Ele abraçou verdadeiramente a causa destas pessoas”, concluiu.

Fonte: JN Notícias