Skip to main content

Vereador aprova requerimento pedindo “creche” para idosos

Na legislatura passada, o vereador e médico Dr. Valdivino Antunes (PMDB) já havia pedido ao chefe do executivo que fizesse um estudo para implantação de uma “creche”, para abrigar idosos que não têm com quem ficar em sua casa, o quê tem trazido graves problemas; ao iniciar a defesa do seu requerimento, o vereador disse que é uma creche mesmo, só que para idosos, e explicou que em Montes Claros foi feito um estudo, o qual mostra que a cidade tem cerca de 50 mi idosos. Muitos deles vivem isolados, sozinhos, e sem a menor condição de permanecer sem um acompanhante. Segundo o vereador, ele mesmo já atendeu idosos que tomaram remédios errados, se queimaram, caíram e se machucaram. O fato é que eles, sozinhos, podem até morrer, ou ficarem inválidos, permanentemente.

Disse, ainda, o vereador que “uma pessoa assim necessita de alguém lhe dê o remédio na hora certa, a alimentação e a grande maioria das famílias não tem a menor condição de pagar um acompanhante de idoso, por ser muito caro. Tendo uma creche do município, tudo fica mais em conta, pois, assim, o idoso passa o dia todo lá, toma suas refeições, tem o lazer, tomar os seus medicamentos e, à noite, o responsável vai, busca e leva para sua casa, como se faz com uma criança na creche.”

Lembra o vereador que em diversas cidades do sul do Brasil existem essas “creches” com muito sucesso e não onera muito o poder público, pelo contrário, são de grande alcance social. Ao concluir, depois de ver o seu requerimento aprovado, o vereador disse “que espera que o chefe do executivo seja sensível e autorize a primeira creche do gênero no Norte de Minas e, assim, dará ideias para que outros municípios possam copiar e levar esse benefício a quem já fez muito por toda sociedade, que são os idosos”, concluiu. (Foto: Ascom/Câmara)