Skip to main content

Agressão a idosos preocupa o Conselho Municipal do Idoso

Em 2016 foram registrados no município 6 mil casos de violência a essa parcela da população

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática mostram que Minas Gerais terá mais de 8 milhões de idosos em 2050. Minas já é o quarto Estado com maior população acima de 60 anos. Em Montes Claros, são 40 mil pessoas, de acordo com o Conselho Municipal do Idoso.

Fato preocupante é o número de casos de violência contra essa parcela da população. A cada hora, dois idosos sofrem algum tipo de violência no país, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. Em Montes Claros, foram 6 mil casos registrados em 2016.

Segundo a presidente do Conselho, Ana Maria Neta Alves, é considerada violência quando há negligência, violência física ou psicológica, abuso financeiro e econômico, a chamada violência patrimonial.

“Geralmente a agressão parte de dentro de casa, pelos filhos ou algum familiar responsável em cuidar desse idoso. Acontece muito a violência financeira por parte dos bancos ou da família, que faz empréstimos sem consentimento do aposentado ou, em outros casos, toma posse do benefício da aposentadoria”, pontua Ana Maria.

Para denunciar qualquer tipo de violência contra o idoso, basta acionar o Disque 100 ou no próprio Conselho 3229-3532.

CURSO
Visando capacitar profissionais para cuidar de pessoas idosas, o Sesc Minas está com inscrições abertas para curso de iniciação para cuidadores de idosos. A capacitação proporcionará aos alunos conteúdos teóricos e práticos baseados em orientações sobre a saúde do idoso, alimentação, atividade física, saúde bucal, além dos aspectos sociais e psicológicos do envelhecimento. A vivência será realizada na Instituição de Longa Permanência Lar das Velhinhas.

INSCRIÇÕES
Estão sendo ofertadas 35 vagas e podem se inscrever pessoas acima de 18 anos de idade e não precisa ter formação escolar, mas é necessário ser alfabetizada.

As inscrições também são gratuitas, assim como todo material pedagógico, e podem ser feitas até o dia 09 de junho na sede do Sesc, rua Viúva Francisco Ribeiro, n°191 – Centro. As aulas começam no dia 19 de junho e serão ministradas a tarde – telefone 2104-5100.

Fonte: O Norte