Skip to main content

Montes Claros: 120 idosos agredidos por mês

A cidade de Montes Claros tem aproximadamente 120 idosos agredidos de várias formas por mês, conforme dados da presidente do Conselho do Idoso, Ana Maria Neta Alves, com o agravante de quase todos os casos serem de maus tratos dentro de casa. Os dados foram apresentados na noite de quinta-feira (1º), durante o lançamento da Campanha “Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa” que prossegue até o dia 30 de junho, organizado pela Prefeitura de Montes Claros, Conselho Municipal do Idoso e Rede de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A abertura foi realizada no Gold Eventos, quando o tenente-coronel Ederson Cruz, chefe do Estado Maior da 11ª Região da Polícia Militar salientou que os casos de violência contra idosos em Montes Claros têm indicadores preocupantes.

A campanha prossegue com várias atividades, como ação global, blitz educativa, seminários e palestras, além de um trabalho de conscientização nos Centros de Referência de Assistência Social. O maior destaque ocorrerá na segunda-feira, quando o Conselho Municipal e o CRAS farão blitze nas agências bancárias de Montes Claros, para orientar os idosos sobre seus direitos e, ainda, fiscalizar se estão cumprindo a lei de prioridade aos idosos. Nesse sábado, a Polícia Militar realizará uma blitz educativa. Até o dia 13 de junho será realizado trabalho com os idosos nos CRAS. No dia 14, a Ação Global com atendimento à saúde e jurídico ao idoso.

As escolas públicas serão visitadas, como ocorreu ontem na escola Egidio Cordeiro Aquino. Serão realizadas palestras vespertinas no Centro Paroquial da Catedral e no auditório da 11° Região Integrada de Segurança Pública. No dia 26, ocorre o 1° Seminário de Enfrentamento à Violação de Direitos da Pessoa Idosa, na Câmara Municipal de Montes Claros e, no dia 30, serão empossados os novos membros do Conselho Municipal do Idoso, entrega de documentos ao prefeito Humberto Souto e apresentação de grupos da terceira idade.

Fonte: Gazeta Norte Mineira