Skip to main content

Violência contra a Pessoa Idosa: Palestras alertam sobre o problema em Montes Claros

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Para continuar a chamar a atenção sobre o problema, que hoje vitima um a cada seis idosos no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Conselho Municipal do Idoso, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, irá realizar, durante esta semana, uma série de palestras a respeito do tema.

As atividades começam nesta terça-feira, 20, a partir das 14 horas, com a palestra “A Pessoa Idosa: Fonte de Exemplo e de Amor”, ministrada pelo seminarista José Ailton. Às 15 horas, a gerontóloga Edilene Amaral realiza a palestra “Envelhecer Saudável e Feliz, Envolvendo o Cuidador”. Ambas as palestras acontecem no Centro Paroquial João Paulo II, localizado na Praça Pio XII, 109.

No mesmo local, mas na quarta-feira, 21, a partir das 14 horas, a odontóloga Patrícia Godoy ministra a palestra “Complicações da Saúde Bucal na Terceira Idade”.

Na quinta-feira, 22, às 14 horas, acontece a palestra “Atenção e Respeito à Finança da Pessoa Idosa”, com Renato Nunes Henrique, chefe de departamento da Polícia Civil. Às 15 horas, o palestrante Dílson José de Oliveira, presidente da Coordenadoria Especial de Políticas para o Idoso da Secretaria de Estado de Direitos Humanos irá tratar do tema “Conselho Municipal do Idoso – Atendimento com Dignidade à Pessoa Idosa”. Ambas as palestras acontecem na sede da 11ª RISP, no bairro Ibituruna, sendo que um ônibus sairá da Praça de Esportes às 13h30 levando gratuitamente os interessados.

Na sexta-feira, 23, duas palestras encerram as atividades da semana. A primeira será às 14 horas, com a geriatra Raquel Muniz, que falará sobre o tema “Envelhecer com Empoderamento”. Às 15 horas, a também geriatra Luciana Colares realizará a palestra “Saúde na Terceira Idade”. As palestras ocorrerão no Centro Paroquial João Paulo II.

As atividades terão apoio de todas as secretarias municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, TV Geraes, InterTV, Liga Acadêmica de Psicologia Social, CCZ, Unimontes, além da empresa Solaris Transportes.

Fonte: Prefeitura de Montes Claros