Skip to main content

Mensagem do Presidente

Por Joaquim Cândido da Silva
Presidente do Asilo São Vicente de Paulo – Lar Betânia de Montes Claros

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), “Uma Rede de Caridade”, está presente em 143 países e tem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo. No Brasil, maior país vicentino do planeta, a SSVP nasceu em 1872 com a Conferência São José, no Rio de Janeiro. Conta atualmente com 33 Conselhos Metropolitanos, Conselhos Centrais, Conselhos Particulares e cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências sob a Coordenação do Conselho Nacional do Brasil (CNB).

O trabalho da SSVP abrange ainda as Obras Unidas, são: creches, educandários, asilos, abrigos, hospitais, santas casas e outras instituições. Montes Claros possui: Conselho Metropolitano, Centrais, Particulares, Conferências e uma Obra Unida o Asilo São Vicente de Paulo – Lar Betânia.

Fundado em 15/05/1904, há 107 anos cuida de idosos com carinho, amor, dedicação e tem a seguinte estrutura: cinco pavilhões com refeitório, quartos com banheiro individualizado e área externa. Assim distribuídos: Um administrativo, dois para homens, um para mulheres e um misto para acamados. Um gabinete odontológico, consultório médico, sala de enfermagem, de terapia ocupacional, salão de fisioterapia, lavanderia, cozinha industrial, mini padaria, quiosques, capela, área de lazer coberta. Kombi, ambulância e Estrada (veículo utilitário) e o telemarketing, onde a sociedade montes-clarense demonstra seu apoio e solidariedade ao Lar Betânia por meio de generosas doações. Todas quintas feiras, às 10 horas, são celebradas a Santa Missa.

Recursos humanos

Para atender uma média de 105 idosos, vinte e quatro horas por dia, o Lar Betânia tem um quadro de funcionários de formação superior, sendo: Médico, Fisioterapeutas, Enfermeiro, Dentista, Nutricionista, Professora de Educação Física e Professora de Terapia Ocupacional, de nível médio: Técnicos de Enfermagem, cozinheiras, Vigias, Motoristas, Estoquista, Mensageiros, Operadores de telemarketing, Bombeiro / Eletricista, Serviços Gerais e Administrativos com curso de capacitação de cuidador de idosos.

Solidariedade e vocação para crescer na caridade

A Diretoria e funcionários trabalham de forma harmoniosa visando o bem estar dos internos. Existe uma demanda reprimida de 80 idosos aguardando vaga no Asilo, o que supera nossas reais possibilidades.

Corta-me o coração ver idoso que traz consigo a marca do sofrimento e não poder ajudá-lo. Os sofrimentos desses prediletos de Deus, irmãos da terceira idade a quem devemos o que somos especialmente nosso respeito, nos impõem o desafio de ampliar o Lar Betânia, onde a vida se prolonga sob o influxo do amor, respeito, paz e harmonia. Graças a Deus, aos benfeitores e ao empenho de todos, além de outras melhorias na instituição, construímos 1600 metros de muro para proteger os internos, funcionários e visitantes contra ataques de marginais, cães vadios e animais selvagens. Estamos edificando no menor prazo possível, mais um pavilhão para atender idosos desamparados e reduzir a demanda. Lançamos a campanha “Ajude construir o novo pavilhão”.

Faça sua doação através do telemarketing, fone 3221-3070, leve-a pessoalmente ou deposite sua contribuição no Banco do Brasil, Agência 0104-X, Conta Corrente 4540-3 em nome do Asilo São Vicente de Paulo e será ricamente recompensado. Deus lhe pague.

[nggallery id=3]